Benefícios de uma boa alimentação

Sabe-se, e não é de hoje, que adotar uma dieta balanceada contribui para o bem-estar e a longevidade. Quando aliada com a prática de atividades físicas, uma alimentação nutritiva gera impactos positivos tanto para a estética, quanto para as saúdes mental e física. Além desses auxílios, conheça mais 8 benefícios de uma boa alimentação:

Manutenção e diminuição de peso

Uma alimentação saudável auxilia na redução e na manutenção de peso. Para tanto, não é necessário realizar dietas restritivas e drásticas. Basta adotar uma alimentação equilibrada, que contenha as porções corretas de proteínas, carboidratos e gorduras necessárias para o corpo. Dessa forma, ocorre uma perda gradual de peso e a redução significativa dos riscos à obesidade.

Melhora o humor

O ato de comer é um dos responsáveis pela sensação de bem-estar e alegria. Mas não são apenas os alimentos gordurosos e repletos de açúcar que estimulam essas sensações. A banana, por exemplo, auxilia na produção do hormônio da felicidade, a serotonina. Já os ovos e a pimenta elevam os níveis de produção do hormônio do prazer, endorfina, e proporcionam o bem-estar mental. Além desses, a alface tem propriedades calmantes e o espinafre combate o estresse.

Maior disposição

Uma dieta nutritiva contribui consideravelmente para manter a disposição durante a execução das tarefas do dia, isso porque os benefícios de uma boa alimentação afetam tanto física, quanto psicologicamente. Fonte de energia e força, alimentos ricos em carboidratos são fundamentais para a saúde. Antes de praticar exercícios, consuma esses alimentos, preferencialmente na forma integral, para garantir maior disposição.

Previne doenças

Alguns tipos de doenças graves como câncer, artrite, catarata, obesidade, osteoporose e anemia podem ser prevenidas por meio de uma dieta balanceada. Consumir alimentos vegetais e ricos em vitaminas promove o fortalecimento do sistema imunológico, além de retardar o envelhecimento e aliviar sintomas da menopausa e TPM.

Equilíbrio hormonal

Consumir os alimentos certos contribui para que os hormônios sejam repostos de maneira natural e mantenham-se em equilíbrio. Incluir soja, inhame e sementes de linhaça na dieta reduz a retenção de líquidos, o desenvolvimento de câncer de mama e controla oscilações no humor.

Ossos fortes

Um dos benefícios de uma boa alimentação é o fortalecimento dos ossos. Alimentos com alto teor de fósforo e cálcio, como leite e seus derivados; sardinha; salmão; espinafre e vegetais com tonalidade verde escuro previnem a osteoporose e possibilitam que os ossos se fortaleçam.

Bom funcionamento do organismo

Para que o organismo funcione bem e trabalhe da melhor maneira possível, uma boa alimentação é essencial. Consuma carboidratos, proteínas e gorduras. Os carboidratos fornecerão a energia, a proteína auxiliará na proteção do sistema imunológico e a gordura, na quantidade correta, trabalha para manter a temperatura corpórea.

Longividade

Maior expectativa de vida e alimentação saudável caminham lado a lado. Para viver por mais tempo e com qualidade, consuma diariamente verduras, frutas e legumes. Não se esqueça também dos grãos, vitaminas, fibras e proteínas, encontrados em alimentos de origem vegetal e animal.

Para potencializar os benefícios de uma boa alimentação, tome bastante água!